As formas para consultar o IPTU 2023 podem gerar dúvidas entre as pessoas. De forma fácil, separamos as principais dicas de como realizar o procedimento sem maiores dificuldades. Sendo assim, acompanhe o texto abaixo e veja como consultar o IPTU 2023 e ter acesso aos boletos pelo CPF.
O que é IPTU?
O Imposto Predial e Territorial Urbano é obrigatório e precisa ser pago pelos proprietários de imóveis a cada ano. Imóveis como casas, prédios ou estabelecimentos comerciais devem seguir os regulamentos desse tributo.
Já os impostos de propriedades rurais devem ser pagos seguindo as taxas do ITR- Imposto Territorial Rural. Vale lembrar que cada propriedade inscrita no nome do contribuinte deve ser paga de forma separada.
O cálculo do IPTU 2023 leva em consideração o valor venal e os tributos são reajustados anualmente. Esse ajuste leva em consideração não apenas o valor estabelecido pelo município, mas considera também as melhorias no imóvel como reforma e mudanças no geral.
✓ Veja as informações mais importantes sobre o IPTU:
O valor pode ser pago total ou parcelado a depender da necessidade do contribuinte. Quanto ao desconto, ele é de responsabilidade do município.
O IPTU deve ser pago respeitando o calendário estabelecido pela prefeitura. Caso haja descumprimento da regra, há o estabelecimento de juros e multas por cada parcela em atraso.
Sempre há a dúvida se quem deve pagar o imposto é o proprietário ou o inquilino. Pois de acordo com a lei de número 8245 do ano de 1991, é de responsabilidade do proprietário a quitação do IPTU. Veja a seguir detalhes e saiba como consultar IPTU 2023.
O que é inscrição do imóvel?
Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da inscrição do imóvel. Entretanto, inscrição imobiliária são números em formato de código que servem para identificar o imóvel no sistema da prefeitura do município.
É de acordo com essa inscrição que os valores do IPTU são estabelecidos ao contribuinte.
É importante ressaltar que os regulamentos estabelecidos para o cadastro ou inscrição imobiliária são modificados de acordo com cada município e tem como base a legislação do local.
Porém, vale lembrar que antes do passo a passo sobre como consultar IPTU 2023, é importante saber que há uma diferença entre registro do imóvel e inscrição imobiliária.
O registro tem como principal função esclarecer os dados referente à transferência entre os moradores do imóvel. Já a inscrição consta as características detalhadas do imóvel e serve como fonte de informação precisa ao contribuinte.
Para consultar IPTU 2023 é importante lembrar que a inscrição imobiliária está inserida no cadastro municipal e portanto, são utilizados para estabelecimento do valor do imposto predial e territorial urbano.
O tamanho do número de inscrição imobiliária também pode variar em cada região. É bom lembrar que os dados referentes à inscrição do imóvel precisam estar atualizados no sistema cadastral do município. Veja a seguir detalhes e saiba como consultar IPTU 2023 e débitos através do CPF.
✓ Veja outros posts no nosso site:
Como consultar IPTU 2023 pelo CPF?
A forma para consultar IPTU 2023 pelo CPF é de grande valia para os contribuintes, entretanto pouca gente sabe como realizar o procedimento.
Vale lembrar que geralmente o carnê dos impostos são recebidos através da residência do contribuinte. Por isso, caso não o receba, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Acesse o site oficial da prefeitura do seu município, mas, usaremos o IPTU SP como exemplo
- Clicar em Sistemas ou impostos
- Vá para IPTU
- Insira o CPF e acesse
O sistema pode variar em cada região. Contudo, a forma de acesso é similar. Para mais detalhes sobre como consultar IPTU 2023, continue acompanhando este portal.